Notícias / Profissionais da Educação de Laguna participam de Seminário sobre o Pacto pelo Ensino Médio

05/12/2014

Estiveram reunidos no auditório do Ceres, em Laguna, cerca de 250 participantes atuantes nas escolas de abrangência da SDR de Laguna.

Profissionais da Educação de Laguna participam de Seminário sobre o Pacto pelo Ensino Médio

Na tarde desta quinta-feira, 4, estiveram reunidos no auditório do Centro de Educação Superior da Região Sul (Ceres) em Laguna cerca de 250 participantes atuantes nas escolas de abrangência da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Laguna, integrantes do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do  Ensino Médio.

O seminário teve como objetivo abordar a promoção e valorização da formação continuada dos professores e coordenadores pedagógicos que atuam no ensino médio da rede pública estadual nas áreas rurais e urbanas, em consonância com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio. Durante o ato de abertura a gerente de Educação, Karmensita Almeida da Rocha Cardoso, parabenizou os professores pelas mudanças propostas na construção do conhecimento na escola durante o ano letivo.

Segundo a técnica da Secretaria de Estado da Educação (SED), Sirley Damiano, as ações desenvolvidas, por meio da SED, têm como fio condutor as diretrizes nacionais do ensino médio e a atualização da proposta curricular de Santa Catarina, alinhadas às ações do PNEM e metas do Plano Nacional de Educação, ressaltando o desafio da universalização do ensino médio.

Sirley ainda acrescentou a importância na discussão de temas como a resignificação do currículo escolar e formação humana integral, visando a reestruturação do ensino propondo aulas dinâmicas e atrativas. No Estado são oito mil professores, 800 orientadores e 41 formadores, aliados ao Ministério da Educação, Secretaria da Educação e seis universidades que participam desta formação.

O professor da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Jeferson Dantas, salientou a importância deste seminário e do Pacto pelo Ensino Médio em discutir a consolidação do ensino médio, seus ajustes, melhoras e expectativas, envolvendo diversos profissionais, que ganha corpo com novos canais de comunicação, para elaboração de cadernos e a perspectiva de ampliação do programa.

No encontro também foram apresentados trabalhos desenvolvidos nas unidades escolares com alunos do ensino médio e médio inovador, correlacionando o conhecimento adquirido na formação ao artístico. Os alunos da EEM Álvaro Catão (Imbituba) realizaram uma apresentação  de canto e música, e os da EEM Pedro Bittencourt (Imaruí) executaram a peça na Era do Rádio.

Ainda estiveram em pauta temas como a Rede Webeduca desenvolvida pelos professores da EEM Pedro Bittencourt, o currículo e sua contribuição na formação integral,  conhecimento e integração curricular, gestão escolar e  a avaliação das dificuldades, desafios e avanços do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do  Ensino Médio.

Entre os assuntos apresentados esteve a aplicação de filmes aos alunos pela orientadora de estudos do Ceja de Laguna, Mônica Nunes Santanna, metodologia utilizada para sensibilizar sobre o Jovem como sujeito do Ensino Médio.

Fonte: SED/SC

Ver outras notícias