• Ligue Agora (48) 3257-6814

  • Contato por E-mail contato@ibedep.com.br

Notícias / Série Meio Ambiente - Educação envolve mais de 500 mil estudantes em projetos sobre Meio Ambiente

06/06/2017

Falar sobre meio ambiente na escola parece fácil, até porque é um assunto cada vez mais presente no cotidiano da sociedade.

Série Meio Ambiente - Educação envolve mais de 500 mil estudantes em projetos sobre Meio Ambiente

Escrito por Dafnée Canello - Ascom SED/SC

Falar sobre meio ambiente na escola parece fácil, até porque é um assunto cada vez mais presente no cotidiano da sociedade. Cultivar pomares, plantas e jardins, evitar o desperdício de água, consumir mais produtos orgânicos e economizar luz são alguns dos assuntos abordados nas escolas. Mas de que forma tornar os jovens mais sensibilizados? Como fazer com que eles preservem/conservem o bem mais precioso da humanidade?

É para contribuir com essas e outras questões ambientais que a Secretaria de Estado da Educação (SED), por meio do Núcleo de Educação Ambiental (NEA) orienta as escolas a desenvolverem projetos voltados ao meio ambiente. As políticas e orientações se dividem na perspectiva de uma escola sustentável, a qual considera a gestão, o espaço físico, o currículo e a comunidade como elementos fundamentais para o processo formativo. Este ano são 1.080 escolas com mais de 525 mil estudantes que de alguma forma trabalham a educação ambiental.

De acordo com a coordenadora do NEA, Maria Benedita da Silva Prim, promover a educação ambiental na escola é priorizar ações em benefício do meio ambiente de forma multiplicadora. “Trabalhamos de forma que os estudantes e professores busquem na criatividade métodos de trabalhar com a conservação e preservação o que vem dando resultados ótimos à educação“, conta. Entre os projetos desenvolvidos nas escolas estão: hortas, sala de aula ao ar livre, programas de reciclagem, redução da produção de lixo.

Em 2016 foi implantado como política norteadora o Projeto Escola Espaço Educador Sustentável e Promotor de Saúde e a primeira ação, ainda em andamento, é o concurso Escola Promotora de Saúde com o tema Todos contra o Aedes aegypti. “A ideia do concurso é transformar práticas do dia a dia como ferramentas preventivas e que os estudantes levem para a casa novos hábitos”, destaca a coordenadora do concurso, Rosimari Koch.

EEF. Severo

O Projeto Ambial é outra iniciativa da SED que busca promover além de cuidados com o meio ambiente, o incentivo a hábitos alimentares saudáveis. A Escola de Educação Básica Gregório Manoel de Bem, em Laguna, que por meio do Ambial desenvolve diferentes projetos com os mais de 200 estudantes. Um deles é o projeto de reaproveitamento da água da chuva para limpeza da escola e do posto de saúde que fica próximo a unidade escolar. A Epagri de Santa Catarina (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural) reconheceu esta escola como escola ecológica que possui outras ações pontuais sobre meio ambiente.

A SED também incentiva e promove a criação das Comissões de Meio Ambiente e de Qualidade de Vida – Com Vida.  Considerado uma extensão do NEA dentro do ambiente escolar, cada comissão é formada por professores, alunos e membros da comunidade, o Com Vida tem como objetivo a implantação da Agenda 21 na escola - instrumento de planejamento para a construção de sociedades sustentáveis. O grupo também se dedica a debater interesses coletivos da comunidade e a criar um intercâmbio das ideias da escola com outras comissões do município, região ou estado.

EEB. Laura Lima projeto meio ambiente 0.Nocetti

Os técnicos do Núcleo de Educação Ambiental da SED estão desenvolvendo o Caderno Orientativo de Educação Ambiental que visa orientar as escolas para que desenvolva a educação ambiental formal  na formação e mobilização dos sujeitos , no resgate de valores e na ação social comprometida com toda forma de vida. “A busca é pela construção de novas reflexões, atitudes, valores e mudanças culturais e sociais em consonância com os princípios da Educação Ambiental”, enfatiza a coordenadora do NEA.

 

Fonte: Portal SED/SC

Fonte: SED/SC

Ver outras notícias